domingo, 6 de abril de 2008

A Cidade dos ônibus amarelos


Volta Redonda, também conhecida como cidade dos ônibus amarelos é uma das cidades menos turísticas do mundo ( perdendo apenas para Bagdá no Iraque, Freetown na Libéria e é claro Barra Mansa). Apesar da total ausência de qualquer coisa que capture a atenção e lentes de um turista japonês por mais de 3 segundos, deve-se reconhecer a importancia da cidade do aço. Sede da CSN (Siderúrgica e um dos 4 portais para o inferno), maior cidade do Sul Fluminense e recordista mundial em "SIDER estabelecimentos" já que 90% de qualquer coisa na cidade se chama Sider incluindo animais de estimação(por um lapso de bom senso a EEIMVR não recebeu o nome de SiderUni), Volta Redonda já conta inclusive com um movimento separatista.
A cidade pode ser dividade em CSN ( aproximadamente 50% da cidade), Lado Civilizado (onde se pode fazer compras, morar e nos momentos de tédius máximus ir até o Zoo), Outro lado da CSN ( onde o vento lança os piores gases da siderúrgica provocando severas mutações na população, queda do valor dos imóveis e um cheiro não muito agradável), Ilha São João ( idealizada como fortaleza do Sacro Império VoltaRedondense, mas que acabou como sede de eventos de gosto bem duvidoso), e Vila Rica ( Um posto avançado que serve pra conter possíveis invasões do Povo da floresta oriundo das margens da Dutra).
A sociedade voltaredondense é bastante tolerante daí a grande presença de emos, entregadores de panfletos e outras minorias. Um dos maiores problemas sociais da cidade é a grande incidência de doenças mentais causadas pelos gases tóxicos da CSN e pela Escola de Engenharia, cerca de 10% da população frequenta o Núcleo Psicosomático De Volta Redonda para onde são mandadas as pessoas flagradas em atitudes suspeitas como passar horas observando o fluxo de peixes pelo valão local ou caminhar pelas ruas estudando um lívro de cálculo II de cabeça pra baixo.
Volta Redonda é a cidade das pequenas excentricidades, um lugar onde até mesmo um ônibus amarelo-berrante passa despercebido, definitivamente o lugar ideal para um coala.

Nenhum comentário: